PREFEITURA

PREFEITURA
General Sampaio

sexta-feira, 30 de abril de 2010

NOVA RESERVA - RPPN






PRESERVAÇÃO DA CAATINGA (29/4/2010)

Nova reserva será entregue hoje
General Sampaio se destaca no Estado por ter reservas particulares de preservação da Caatinga

Município de General Sampaio realiza ações de conscientização ambiental sobre a importância da Caatinga

General Sampaio. Será realizada, hoje, neste município, a solenidade de entrega de título de criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Elias Andrade. Amanhã, acontece audiência pública sobre o Projeto Cinturão Verde. Essas duas ações são iniciativas da Prefeitura local e fazem parte da programação da IV Semana Municipal da Caatinga. Este ano, o evento tem como central "Cuide bem desse bioma".

A entrega do título de criação da reserva ecológica será feita na comunidade de Riacho das Pedras, pela prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, com a participação também do secretário executivo da Associação Caatinga e presidente da Confederação Nacional de RPPN, Rodrigo Castro.

Em seguida, haverá visita ao projeto de recuperação de áreas degradadas da vegetação nativa da Caatinga, que é coordenado pela professora Eunice Andrade, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na localidade de Riacho das Pedras, a técnica Daniele Ronqui, da Associação Caatinga, irá falar sobre as etapas de criação de uma RPPN. A Prefeitura lança também o projeto de manejo florestal e silvicultura sustentável.

Amanhã, uma audiência pública será promovida sobre o Projeto Cinturão Verde, que prevê a revitalização das margens do Rio Curu, com o cultivo de árvores nativas da Caatinga. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente, José do Egito Sales Andrade, o projeto visa à recuperação e à preservação ambiental de 17km de matas ciliares do Rio Curu, em General Sampaio e parte do Município de Apuiarés. Desde a última segunda-feira passada, este Município realiza um conjunto de eventos para festejar o Dia Nacional da Caatinga, que transcorreu ontem. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A programação prossegue até o próximo domingo.

O município de General Sampaio hoje é modelo em ações visando à conscientização dos produtores rurais para a necessidade de preservação e exploração sustentável da Caatinga. Dois exemplos podem ser destacados: a implantação de mais uma reserva ambiental e do Projeto Cinturão Verde de proteção e revitalização de 17km de matas ciliares.

A programação foi aberta com o plantio de mudas nativas e não-nativas na Escola de Ensino Fundamental Arinda Lobo de Mesquita. Houve palestras nas escolas, coleta de sementes nativas e doação destas para viveiros de mudas. Também houve apresentação de vídeos e mostra de trabalho escolar sobre o bioma Caatinga para os alunos da rede municipal de ensino. Ontem, aconteceu o plantio de 100 mudas nativas e frutíferas no Horto Florestal Municipal. Durante a semana, haverá também o cultivo dessas mudas em escolas da rede pública. A prefeita Eliene Brasileiro fez uma avaliação positiva da semana e destacou o esforço da administração para a preservação da Caatinga. "O produtor rural precisa tomar consciência da importância desse bioma e saber explorar economicamente e de modo sustentável a Caatinga", disse. "Da nossa parte, há um esforço nesse sentido".

A programação prossegue até o domingo, com oficinas de capacitação do I Concurso de Fotografia "Um novo olhar sobre o bioma Caatinga", promovido pela Reserva Particular Ambientalista Francy Nunes.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente
Município de General Sampaio
(85) 3357.1088

Coordenador Pedagógico: Gleiz



Nenhum comentário:

Postar um comentário