PREFEITURA

PREFEITURA
General Sampaio

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Observação: Este projeto está sendo revisado pela Comunidade Escolar.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1.APRESENTAÇÃO
2.JUSTIFICATIVA
3.HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
4.SITUAÇÃO EDUCACIONAL ( ANO BASE 2006 )
5.REFERENCIAL TEORICO
6.VISÃO DE FUTURO
7.MISSÃO E.M.E.F. JOSÉ BEZERRA FILHO
8.MARCO REFERENCIAL
MARCO DOUTRINAL
MACO SITUCIONAL
MARCO OPERATIVO
9.OBJETIVO DA E.M.E.F. JOSÉ BEZERRA FILHO
10.ÁREAS BASICAS DE CONHECIMENTO E INDICADORES DO CURRICULO
10.1SOCIEDADE E CULTURA
10.2CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
10.3LINGUAGENS E CÓDIGOS
11. AVALIAÇÃO
11.1AVALIAÇÃO ESCOLAR
11.2AVALAIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMNETAL
12. QUADRO FUNCIONAL 2006
13. COMPETÊNCIAS E RESPONSABILIDADES
13.1DIREÇÃO GERAL
13.2COORDENADOR PEDAGÓGICO
13.3SECRETARIA ESCOLAR
13.4CONSELHO ESCOLAR
13.5GRÊMIO ESTUDANTIL
14. CONVIVÊNCIA ESCOLAR
15. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA
16. ANEXOS
Pensamento

“O que se opõe ao descuido e ao descanso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato, é uma atitude.
Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo; representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.”

( Leonardo Boff )

1. APRESENTAÇÃO

O Projeto Político Pedagógico deve representar um compromisso coletivo de uma determinada trajetória no cenário educacional.
Como instrumento teórico metodológico visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma sistematizada, consciente, cientifica e participativa. Acontece na interação entre os sujeitos: professores, alunos, pais, coordenadores, direção geral, funcionários e todos que dão vida a escola.
A função do Projeto Político Pedagógico é uma perspectiva dinâmica, em constante reformulação. Precisa – se tomar decisões constantemente para que a intenção de mudança não fique apenas no discurso.

E.E.F. José Bezerra Filho - Uma escola pública buscando qualidade no ensino.

Construída na cooperação com o Estado na administração do prefeito Raimundo Acinésio Bezerra nos meados de 2003 e concluída em 2005 na administração da prefeita Eliene Leite Araújo. Funcionou inicialmente com séries de 5ª a 8ª séries e atualmente oferece séries iniciais de 4º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adulto do Ensino Fundamental. Recebe o nome de Escola do Ensino Fundamental José Bezerra Filho em homenagem ao ex – prefeito já falecido que administrou o Município e muito colaborou na área da educação, recuperou escolas e ampliou e implantou o 2º grau ( hoje ensino médio ).
Desde 2004 a Escola passou a funcionar com o referido nome em sua homenagem. Hoje dispõe das seguintes modalidades séries iniciais ( 4º e 5º ano), (6º e 9º), EJA ( Educação de Jovens e Adultos), Aceleração II.
Desde sua fundação até hoje a Escola teve uma gestão através de nomeação do gestor municipal de 2004 a 2009 .
1° gestão – Ana Valéria Camelo Pinto.
Hoje contamos com um quadro de professores 100% são graduados com habilitação em área específica, 27,7% com pós – graduação.
A escola vem gradativamente ampliando seu corpo docente, melhorando sua estrutura física é implementando a sua proposta pedagógica com o objetivo de tornar – se como referência dentro da comunidade onde está inserida.
É uma Instituição que busca desenvolver ações que atenda as necessidades e interesses da comunidade cujos valores baseam – se no respeito mútuo e na interação de todos que fazem parte da comunidade escolar e local.

A história de General Sampaio – história, memória, desafios / espaço, limites e atividades econômicas.

História

As primeiras informações de povoamento do local onde hoje está a cidade
de General Sampaio são de 1890, constando sua escassa população de agricultores que cultivavam milho, fumo, mandioca e feijão,donos ainda de um criatório de gado bovino, caprino e ovino, destinado ao consumo próprio.
Chamou-se primitivamente “Arraial do Bom Jesus”- ainda quando fazenda, nas proximidades situava o Boqueirão chamado de Mãe Tereza nome que se dava a uma preta e parteira cujos serviços eram bastante solicitado. Em 1904 existia na região o Sítio Bom Jesus, próximo ao Boqueirão onde posteriormente construir – se a parede do açude General Sampaio em 1932, a partir de então se realizaria o povoamento efetivo do atual município. Neste ano em vista da grande seca que assolou o Estado foram construídas cerca de duzentas de casas de telhas e outras tantas palhoças para abrigar flagelados e o DNOCS(Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), antigo INFOCS, dava início à construção do grande reservatório de água do Municipio, em torno do qual se aglutinaram cerca de 15 mil pessoas, 3.500 das quais diretamente empenhadas na construção do açude. Sua elevação à categoria de Distrito ocorreu segundo Lei n° 1156 de 04 de dezembro de 1933, vinculado ao município de Canindé transferindo – se posteriormente para a jurisdição de Pentecoste ( Dec. Lei n° 160 de 31/03/1938 ). Sua elevação à categoria de município ocorreu conforme Lei 3338 de 15 de setembro de 1956, tendo sido instalado a 1° de março de 1957. Em 1934, construíram no terreno doado pelo senhor Sebastião de Abreu a capela de Nossa Senhora do Rosário padroeira do atual município.Em 10 de janeiro de 1935 era concluída a represa, o que motivou o retorno de grande parte da população aos seus antigos lares.
A 31 de março de 1938, o povoamento foi nomeado à categoria de Vila, subordinado ao Município Pentecoste. As primeiras eleições municipais ocorreram no dia 04 de agosto de 1947. O topônimo homenageia o soldado cearense Antonio Sampaio, morto na guerra do Paraguai e patrono da Infantaria do Exército Nacional.

Realidade Física

ü Relevo: vale e pequenas serras;
ü Clima: recebe a influência da proximidade da linha do Equador, que favorece a existência de temperaturas elevadas durante o dia e torna – se mais ameno durante a noite. Possui clima quente;
ü Vegetação: predomina a caatinga, jurema ( muito utilizada como lenha e carvão ), carnaúba e juazeiro;
ü Hidrografia: o município possui um bom potencial hídrico, seu principal rio é o Rio Curú, açude localizado no município. O açude de General Sampaio juntamente com o de Pentecoste ( pereira de Miranda ) e o Caxitoré tem um papel muito importante nos períodos de estiagem. Beneficiam ainda o projeto de irrigação denominado Curú – Paraipaba.

Realidade Econômica

Setor Primário

ü Agricultura: pequenas propriedades rurais com estrutura familiar praticando o cultivo para o próprio consumo. Principais cultivos: milho, feijão e mandioca;
ü Pesca: a pesca artesanal é uma atividade de fonte de renda para moradores realizada em pequenos barcos e canoas, sem equipamento adequado;
Piscicultura: de água doce vem crescendo através das associações comunitárias;
Pecuária: criação de bovinos, suínos e aves.

Setor Secundário e Terciário:

Comércio, os serviços e os profissionais liberais.
Artesanato, atividade que vem a cada dia crescendo com incentivo e financiamento dos Governos municipal estadual e federal as associações comunitárias.

Limites do município, cartografia e informações gerais.

O município de General Sampaio, situado na Região Nordeste o Brasil localizado no Estado do Ceará, apresenta a seguinte geografia:

Área: 184,9 Km²
Área: ( % em relação ao Estado ): 0,09
Atitude: 155m
Latitude: 4°03
Longitude: 39°27
Mesoregião: Norte Cearense
Micro região: Médio Curú
Limites: Norte: Apuiarés
Sul: Paramotí e Canindé
Leste: Paramotí
Oeste: Tejuçuoca
Acidentes Geográficos: Rio Curú. Riacho Maracajá
Recursos Hídricos: Pluviometria ( a média anual é de 780 mm )
População: 4866 habitantes ( censo 2000 )
Densidade Demográfica ( hab / Km² ): 68,42
Distância da capital: 126 Km
Vias de acesso á capital: BR 222 e CE 341

Referencial Teórico

Institucional

As tecnologias da informação e da comunidade são uma realidade indiscutível. A escola hoje precisa indagar – se como a conectividade da era das redes que propiciam condições favoráveis para a formação do individuo capaz de criar seu espaço na sociedade na qual está inserido. O acesso e permanência do educando na Instituição de Ensino deve ser uma prioridade de objetivos da mesma.
Um projeto educativo não pode ser compreendido como salvacionista. Não há como planejar e garantir o êxito absoluto.No entanto tal planejamento e estabelecimento de metas de qualidade são extremamente necessário na intenção de alcançarmos o sucesso do aluno.
Este projeto procura redimensionar noções de currículo, redefinindo alguns conceitos e preservando aspectos considerados importantes no processo de ensino e aprendizagem. Contudo teremos como pressuposto, uma abordagem mais interdisciplinar que contemple a transversalidade e a contextualidade.
Portanto, educar é treinar, não se reduz a classificar e registrar notas e / ou conceitos. Educar implica inserir a escola na sociedade.
Desejamos enquanto instituição, consolidar um ambiente educativo que efetivamente gere aprendizagem. Acreditamos no ser humano, no conhecimento de sua constante procura de sua curiosidade e capacidade de transformar.
Que tenhamos coragem e ousadia para começar este novo desafio.

Ensino Fundamental

Pretende – se introduzir o educando num processo sistemático da construção e reconstrução do conhecimento desenvolvendo habilidades e competências de aprendizagem necessárias à vida em sociedade, possibilitando a todos os alunos condições de inserção crítica da realidade, bem como incentivo para continuidade dos estudos.
O Ensino Fundamental terá duração mínima de oito anos letivos com oitocentas horas anuais de atividades em conformidade a LDB.

Visão de Futuro

A E.M.E.F. José Bezerra Filho Instituição da Rede de Ensino Público Municipal, Subordinada Administrativa á Secretaria Municipal da Educação. Esta unidade escolar fundamenta – se e busca antes de qualquer outro objetivo, formar cidadãos críticos, participativos conscientes de seus direitos e cumpridores de seus deveres. E que nesta trajetória de busca visando melhorias educacionais, toda e qualquer atividade no processo educativo possa inserir a família nesse contexto.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI N° 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990 deve ser respeitado por todos que fazem a Escola com o objetivo de assegurar os direitos da criança e do adolescente garantido por lei, os símbolos nacionais serão preservados e promovidos permanentemente pela escola, primando pela sua atuação efetiva para gerenciar e garantir resultados futuros de uma política educacional no processo ensino e aprendizagem de atividades que valorizem a redução dos índices de evasão e reprovação escolar.
Enfim procuraremos caminhar com toda comunidade escolar mobilizando com participação ativas no gerenciamento de ações que visem o sucesso da escola e principalmente a aprendizagem do educando.

Missão da Escola E.M.F.E. José Bezerra Filho

Promover o pleno desenvolvimento do educando, preparando – o para o exercício da cidadania por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para uma participação organizada, criativa que concretize a democratização da convivência social.

Marco Referencial

Dados de Identificação da Escola.

A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ BEZERRA FILHO CRIADA PELA LEI MUNICIPAL N°_____________ DE ___________ DE ________________
DE _____________ , está localizada na rua Filomeno Barbosa de Oliveira, CNPJ: _________________________.
Esta Instituição pertence a REDE DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL, subordinada administrativamente à Secretaria Municipal de Educação, que atua sob a jurisdição do 7° CREDE, com sede em Canindé – Ceará. A referida Instituição tem seu funcionamento referente ao Ensino Fundamental e que busca o credenciamento junto ao Conselho de Educação do Ceará.
Neste ano de 2005 a Escola de ensino Fundamental José Bezerra Filho está a disposição de sua clientela nos dois turnos: manhã e tarde e oferece educação básica no nível fundamental. Atende um total de 547 alunos assim distribuídos: 3ª série _________, 4ª série ________, 5ª série ________, 6ª série ________, 7ª série ________,
8ª série ________, ACEL _______. A estrutura organizacional da escola é constituída de: a) NÚCELO GESTOR – COMPOSTA POR 03 INTEGRANTES, DIRETORA, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SECRETÁRIA. b) EQUIPE PEDAGÓGICA CO 16 PROFESSORES, c) EQUIPE ADMINISTRATIVA FORMADA POR 03 AGENTES ADMINISTRATIVOS, d) EQUIPE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS CONSTITUÍDA DE 02 MERENDEIRAS, 10 ZELADORAS E 02 VIGIAS, e) CONSELHO ESCOLAR COMPOSTO POR __________________, 01 GRÊMIO ESTUDANTIL.
É importante e necessário que toda a comunidade escolar se envolva na sua totalidade, para que a proposta responda ao conjunto, sem perder de vista as peculiaridade de suas partes e mantenha a mesma unidade de ação, numa perspectiva inovadora e criativa.

Marco Doutrinal

Visão de escola ( Concepções básica de educação, homem e sociedade ).

Considerando o preceito legal da Lei de Diretrizes e Base ( Lei n° 394/96 ) no art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e nas organizações da sociedade civil e manifestações culturais. E segundo a conceituação de Libâneo: “ a educação é um processo de desenvolvimento da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas físicas, morais, intelectuais, estéticas, tendo em vista a orientação de atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado contexto de relações sociais ( 1990 – p. 22 e 23 ).
Os pressupostos acima referentes à concepção de educação respaldam a Proposta Pedagógica desta Unidade Escolar na qual seus alunos e os seus profissionais são sujeitos da ação de educar – se, compreendendo – a tanto na perspectiva do desenvolvimento pessoal quanto instrumento de transformações históricas e sociais.
A perspectiva de homem projeta, o compreender como um ser histórico e social que pensa, raciocina, deduz e abstrai. É alguém que sente, se emociona, deseja, imagina e se sensibiliza. É um ser que suas relações sociais – consigo, com o próximo e com o mundo tornar – se um (a) homem / mulher integrado (a), participativo (a), ousado (a), reflexivo (a), crítico (a), curioso (a) de sua realidade.
No processo educativo há uma relação intrínseca no projeto de homem e de sociedade que se pretende construir. Portanto, se faz necessária a compreensão da sociedade brasileira, caracterizada pelo sistema de produção capitalista, de estrutura social que se apresenta dividida em classes sociais distintas e antagônicas, onde no desenrolar de sua história cada vez mas se acentua a distribuição desigual dos indivíduos em distintas atividades, bem como do produto destas atividades. A desigualdade acima referendada, determina não apenas as condições materiais de vida e de trabalho, mas também a diferenciação no acesso à cultura espiritual à educação.
Com o avanço da ciência e da tecnologia que marca este terceiro milênio, onde a globalização das informações exige da sociedade atual uma diversidade de conhecimentos, é notória a impossibilidade da participação do indivíduo sem uma educação intencional e sistematizada, que resulte na sua exclusão social.
Entende – se que viver em sociedade é inerente à condição humana, atributo que visa assegurar a sobrevivência, é portanto a continuidade da própria espécie. Desta forma, faz – se necessária a implantação de um modelo de sociedade no qual a pessoa humana seja levada em consideração e que lhe propicie condições para sua plena realização, possam ser sujeitos e agentes transformadores da história, possam se organizar, manifestar opiniões e participar ativamente da vida social, tenham igual acesso ao trabalho, educação, saúde, moradia, cultura, lazer e assim, sem distinção, sejam portadores das mesmas condições sócia – política – econômica – cultural e ética.
A relação escola – sociedade é um fator de grande relevância, pois deve ser analisada de modo crítico, para que se evidenciem os mecanismos determinantes da prática educativa. Esta instituição prima pela “ inclusão de todos”, tanto no processo educativo, como na dinâmica social, sendo seus educandos disseminadores de idéias e valores que os legitime como verdadeiros cidadãos.

Marco da Situacional

A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ BEZERRA FILHO ESTÁ situada numa comunidade cuja história é pautada numa realidade sócia – política – econômica – cultural – ética e religiosa em desenvolvimento, pois é formada por pessoas que levam para dentro da escola reflexos de má estruturação familiar, do analfabetismo dos pais, e / ou avós, e ou tios, conforme seja o modelo de família que estejam inseridos, caracterizada geralmente, pelo despreparo para o acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens na escola.
Ainda é história a problemática do baixo nível econômico dessas famílias, que obriga as pessoas ingressar no mundo de trabalho desde criança. vale ressaltar que tornam – se domésticas ou babás. A juventude também é persuadida ao enfretamento de outros problemas, como o uso indevido de drogas, gravidez não planejada e até mesmo o convívio com a violência, geralmente doméstica, física e moral que agride sua auto – estima e tirando – lhe as expectativas de construir uma vida melhor.
É neste contexto que atua esta comunidade escolar, estimulando o educando a pensar, a buscar as formas de acesso e propriação do conhecimento, elaborando de modo que ele possa pratica – lo autonomamente ao longo de sua vida, independente de sua permanência no ambiente escolar.

Marco Operativo

De acordo côa as concepções de educação, homem e sociedade definidas no Marco Doutrinal e pela defesa da Pedagogia Progressista é que a presente proposta tem como pilares para o pleno desenvolvimento do educando os seguintes processos de aprendizagem:
APRENDER A CONHECER que pressupõe saber selecionar, acessar e integrar os elementos de uma cultura geral, suficientemente extensa e básica, com o trabalho em profundidade de alguns assuntos, com espírito investigador e visão crítica. Em resumo, significa ser capaz de aprender ao longo de toda vida.
APRENDER A FAZER que pressupõe desenvolver a competência do saber se relacionar em grupo, saber resolver problemas e adquirir uma qualificação profissional.
APRENDER A CONVIVER que consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, na realização de projetos comuns, preparando – se para gerir conflitos, fortalecendo sua identidade e respeitando valores de pluralismo, de compreensão mútua e de busca da paz.
APRENDER A SER para melhor desenvolver sua pluralidade na personalidade e poder agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais.
Esta proposta pedagógica incorpora os princípios da Pedagogia Progressiva manifestada pela tendência crítico – social dos conteúdos que acentua a primazia dos conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e indissociáveis das realidades sociais.
Os princípios pedagógicos da pedagogia crítico – social dos conteúdos como proposta superadora da pedagogia tradicional, estabelece uma relação de diálogo, entendendo que situar opostos é quase negar tal relação.
Há um confronto do aluno humanidade, entre seu modo de viver e os modelos sociais desejáveis para um projeto novo de sociedade e há um professor que intervém, não para se opor aos desejos e necessidades ou a liberdade e autonomia do aluno, mas para ajuda – lo a ultrapassar suas necessidades e criar outras, para ganhar autonomia par ajuda –lo no seu esforço de distinguir a verdade do erro, para ajuda – lo a compreender as realidades sociais e sua própria existência.
Nesta perspectiva, torna – se imprescindível compreender currículo como um elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação. Assim o currículo é concebido como um conjunto de decisões sobre o projeto formativo do homem, envolvendo valores sociais e culturais, interesses e aspirações pessoais e coletivas.
A escola democrática e participativa que queremos construir orienta – se pela compreensão de que a ação humana desenvolvida com prazer tem mais possibilidades de despertar satisfação e tornar seus resultados significativos. Aprender precisa ser um ato prazeroso. Planejar o que vai motivar este ato de aprender e as práticas de avaliar as aprendizagens desenvolvidas faz – se necessário ao trabalho docente, por ser uma atividade consciente e sistemática.
O planejamento de ensino – aprendizagem enquanto processo é um ato reflexivo sobre a ação pedagógica compreendendo as práticas cotidianas do professor, envolvendo de forma global ao aspectos sociais, antropológicos, filosóficos e culturais. Outro aspecto impressão de que o desenvolvimento do educando se dá na interação com o ambiente, pois na perspectiva progressiva o aluno é real, concreto, que tem necessidades, interesses, nível de desenvolvimento ( cognitivo, sócio – afetivo e psicomotor ), quadro de significação, experiências anteriores ( história pessoal ), dentre outros.
A pedagogia crítico – social dos conteúdos trouxe um novo olhar sobre o conceito e critérios de avaliação, compreendendo – a como elemento integrador entre a aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho e envolve não somente o professor mas também alunos, pais e comunidade escolar.
Assim a avaliação assume, na prática escolar as seguintes possibilidades:

ü DIAGNÓSTICA: entendida como mapeamento dos conhecimentos préros, avanços e dificuldades dos alunos, oferecendo subsídios para os profissionais refletirem sobre a prática pedagógica que realizam, confirmando ou redirecionando processos didágica que realizam, confirmando ou redirecionando processos didalho e envolve nointeresses e aspiraçessos ACESSO E PROPRIAÇticos desenvolvidos;
FORMATIVA: entendida como um conjunto de atuações que favorece a mediação pedagógica na formação integral do aluno;
sobre o processo de aprendizagem do aluno, levantando seu desenvolvimento através de avanços, dificuldades e possibilidades;
SISTEMÁTICA: compreendida como uma ação que ocorre sistematicamente durante todo o processo de ensino – aprendizagem contribuindo para o sucesso da tarefa educativa. Aqui se destaca a importância do registro da caminhada de cada aluno e da utilização de diferentes instrumentos que possibilitem a reflexão sobre os resultados.
Para o exercício desta nova metodologia avaliativa é fundamental a utilização de diferentes linguagens, como a verbal, a oral, a escrita, a gráfica, a numérica, a pictórica e outras, de forma a se considerar as diferentes aptidões dos alunos.
É chegada a hora de transformar as teorias em prática, de transformar a utopia em realidade e assim juntos: gestores, professores, funcionários, alunos e pais sermos cooperadores nesta revolução social, que começa com a Educação.

Objetivos da EEF. José Bezerra Filho

Geral

Desenvolver um processo coletivo de educação política, permanente, de inclusão, participação e autonomia que atenda o educando em sua realidade pessoal e contextual.

Específico

Estabelecer em toda comunidade escolar um elo de relações pautado nos princípios da participação e da coletividade;
Vivenciar um currículo que permite ao educando o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e sociais;
Possibilitar ao educando condições para que construa a sua autonomia e reflita sobre seu modo de pensar e de agir frente as situações reais e desafios da vida prática.

Áreas do conhecimento e indicadores para o currículo.
Sociedade e cultura

A área de sociedade e cultura desempenha um papel preponderante na formação do indivíduo enquanto sujeito histórico. Esta área tem base de desenvolvimento a interpretação, a análise, a tomada de posição diante de questões sociais, a crítica e a compreensão da organização social na qual estamos inseridos. Compreender as problemáticas atuais relacionando –as com outras situações históricas percebendo as diversidades culturais, raciais, sociais e econômicas.
Nesta perspectiva esta área ao educando confrontar –se com situações do cotidiano que lhe permitem ter uma idéia mais abrangente da formação da sociedade refletindo criticamente sobre as relações de trabalho, as desigualdades sociais, formulando concepções não baseadas em preconceitos, mas partindo do princípio de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos distintos que possuem cultura e histórias próprias.
Cabe a área de sociedade e cultura promover ações que favoreçam ao aluno construa uma postura consciente e autônoma visando a constituição de um espaço democrático de produção e divulgação conhecimento na busca de uma sociedades justa.

Ciências naturais e matemática

Os conhecimentos conceituais, metodologia científicas e de trabalho e as atividades científicas de respeito à natureza são pontos básicos que devem estar presentes no desenvolvimento das temáticas trabalhadas na área de ciências naturais e matemática.
Nesta área do conhecimento busca – se construir um conhecimento efetivo onde as competências , as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal e intelectual ou de aprendizado permanente.
Desenvolver potencialidades de fazer questionamentos naturais e tecnológicos, o raciocínio e a capacidade resolver situações – problemas.
Construir aprendizagens ativas e significativas as abordagens dos temas que devem ser realizadas através de ações elaboradas para provocar a especulação, a construção e reconstrução de idéias.

Linguagens e códigos

A linguagem pela sua natureza é transdisciplinar, considerada como a capacidade humana considerada como a capacidade humana de articular significados coletivos. É através da linguagem que o ser humano se comunica, tem acesso a informação, expressam e defendem suas idéias, partilham o conhecimento e produzem a cultura.
Área de linguagens e códigos é fundamental para a formação de um trabalho sistemático e organizado.
Pretende – se desenvolver nesta área um conjunto de disposições e atitudes que visem pesquisar, selecionar informações, analisar, refletir e adquirir saberes lingüísticos necessários para que o aluno exerça o seu papel enquanto cidadão.

Avaliação

ü Avaliação escolar

A avaliação é reflexão transformadora em ação pois subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos e educadores, tendo em vista a qualidade do processo educativo.

Serão instrumentos de avaliação;

Registro de atividade;
Diálogo com os alunos;
Execução e apresentação de projetos;
Trabalhos de pesquisas;
Atividades diárias;
Avaliações escritas;
Apresentação oral de trabalho;
Participação nos momentos de exploração dos temas;
Freqüência;
Cumprimento de responsabilidades com tarefas ( assiduidade ) ;
Procedimentos de convívio social;
Registro formal nos diários de classe

Avaliação do Ensino Fundamental

A avaliação tem como objetivo verificar o desenvolvimento do aluno. Será realizada de forma sistemática, contínua e cumulativa. Os resultados obtidos serão documentados, analisados com os alunos e fornecidos aos pais e responsáveis.
O aluno para ser aprovado no final do ano letivo deverá ter uma freqüência mínima de 75% sobre o total de horas letivas e ter um bom desempenho em sua aprendizagem.
O aluno que não tiver bom desempenho escolar terá direito a recuperação com a possibilidade de mudanças na expressão dos resultados.
A recuperação pode ser realizada de forma contínua, paralela ou de forma intensiva no final do ano letivo.


Competências e responsabilidades

Direção Geral

A direção da escola é responsável pela execução, coordenação e acompanhamento das atividades escolares e administrativas. Deverá ser exercida por profissionais habilitados e nomeados pela entidade mantenedora.
São atribuições do diretor:
I – coordenar a execução da política educacional na escola;
II – gerenciar o plano de trabalho anual;
III – garantir a melhoria do processo ensino aprendizagem, desenvolvendo atividades que viabilizem a redução dos índices de evasão e repetência.
IV – promover a articulação interna e externa na escola harmonizando os diversos setores da comunidade escolar;
V – mobilizar a comunidade para participar atualmente no gerenciamento da escola;
VI – dinamizar, acompanhar, controlar, e avaliar ações administrativas e financeiras da escola;
VII – promover ações de capacitação, valorização e avaliação de desempenho dos recursos humanos;

Coordenação Pedagógica

O apoio Pedagógico, refere –se ao trabalho como um todo em sua finalidade primeira e a todas as atividades desenvolvidas tanto dentro quanto fora da escola, a abordagem curricular e a relação escola – comunidade.

ü São atribuições do coordenador pedagógico;

I – tornar exeqüível a democratização do saber sistematizado, através da implementação de uma prática educacional dialética, que estreita a relação professor – aluno;
II – promover a avaliação permanente dos PCNS, tornando oportuna esta discussão nas regiões mensais de planejamento escolar;
III – implementar dinamicamente projetos de otimização do processo de ensino – aprendizagem,com o objetivo de elevar a auto – estima e o rendimento escolar do aluno;
IV – apresentar instrumentos pedagógicos que garantam uma disciplina escolar e de boa convivência entre os professores;
V – promover encontros, seminários, reuniões com famílias pertinentes a escola para fortalecimento do vínculo familiar e escola.

Da Secretaria Escolar

A Secretaria da Escola tem como função principal função a realização de atividades de apoio ao realização de atividades de apoio ao processo técnico administrativo, onde se concentram as maiores responsabilidades relativas a vida escolar do aluno.

Condições pessoais do secretário escolar;


I - capacidade de organização, direção e cooperação;
II – carisma;
II – equilíbrio emocional e de personalidade;
IV – presteza atenção e cordialidade nos atendimentos
V – honestidade inteligência e ética;
VI – pontualidade e assiduidade;
VII – paciência;
VIII – capacidade de relacionar – se com respeito, atenção e boas maneiras;
IX – respeito pelo cidadão;
X – iniciativa e liderança;
XI – postura, estética e sensibilidade;
XII – saber ouvir.
Para tais condições atribuímos as seguintes competências e atribuições ao secretário escolar:

a) Estruturar o serviço de secretaria de modo a concentrar toda a escrituração escolar da instituição ( matrícula do aluno ).
b) Manter organizado arquivos e fichários da secretaria de modo a assegurar:
ü Conservação dos documentos;
ü Acompanhar os registros da vida escolar do aluno;
ü Informar pontualmente e com segurança as solicitações de órgãos ou entidades superiores
ü Redigir e encaminhar toda correspondência oficial submetendo – se a assinatura do administrador escolar;
ü Estruturar os livros, fichas e demais documentos relativos a vida escolar dos alunos;
ü Lavrar e subscrever atas, termos de exames e resultados dos trabalhos escolares;
ü Expedir declarações, históricos e certificados;
ü Executar atividades de natureza burocrática que lhe sejam atribuídos pela direção;
ü Acompanhar as solicitações de transferências, evasão escolar e rendimento do aluno;
ü Estar em dia com as leis, regulamento, instruções, circulares e despachos que dizem respeito as atividades da instituição;

Conselho Escolar

O Conselho Escolar é composto por representante de todos os segmentos da comunidade escolar é órgão colegiado responsável pela gestão da escola junto com a direção e tem sua fundamentação legal no art. 14, parágrafo II da lei 9394/96 das Diretrizes e Base da Educação Nacional e art. 215 parágrafo V da Constituição do Estado do Ceará. È um órgão colegiado formado pela representação dos professores, alunos, pais, funcionários e comunidade com funções deliberativas e avaliativas. Compete a este órgão participar da elaboração do PDDE, PPP e do Regimento da Escola, acompanhar a ampliação dos recursos financeiros da escola, acompanhar o cotidiano da escola nos aspectos de acesso dos alunos, acompanhar assembléias gerais da comunidade escolar, avaliar o desempenho das ações desenvolvidas pela escola.

Grêmio Estudantil

Diretoria eleita pelos alunos, destinados a cooperação na formação de aperfeiçoamento do caráter do educando. Objetiva congregar o corpo discente da escola, defender os interesses individuais e coletivos dos alunos, incentivar a cultura literária, artística e esportiva entre os alunos, lutar pela ampla democracia dentro e fora da escola através do direito de participação nos fóruns deliberativos adequados.

Convivência Escolar

Estabelecemos alguns princípios que deverão ajudar a construir uma boa convivência escolar.
Acreditamos na criatividade humana e que podemos renunciar algumas coisas a fim de que o ser humano possa ser priorizado ( Constituição do Brasil 1988 ). Renuncia – se à discriminação, À distinção de qualquer natureza, ao autoritarismo. Existe através das normas um compromisso com a igualdade, com a educação, com a pluralidade e com a democracia.
Podemos destacar alguns princípios: reconhecer os valores pessoais, gerar um clima escolar participativo, viabilizar a aprendizagem, reflexão para encaminhamento de decisões, reconhecer a ambigüidade no processo pedagógico, necessidade de eixos norteadores, definir funções e atribuições para cada segmento, desenvolver atitudes de respeito, tolerância, diálogo e direitos humanos.
Na administração desses conflitos a escola mantém os seguintes procedimentos:

Admoestação verbal;
Admoestação por escrito;
Suspensão;
Transferência compulsória

As normas e\ou princípios não podem ser vistos como prescrição castradora, mas condições necessárias para o convívio.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA


BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais \ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília – MEC \ SEF, 1998.
Coletânea organizada de estrutura e funcionamento de ensino – UECE, 1988.
FREIRE, Paulo – Pedagogia do Autonomia: saberes necessários à prática educativa - São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir, História das Idéias Pedagógicas, São Paulo, Àtica, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos, Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico – social dos conteúdos. Edições Loyola – São Paulo, Brasil, 1985.
________________, Didática, São Paulo, Cortez, 1994.
MEC – LDB, 1996.
ROSA< Jorge de La ( org ), Psicologia e educação: o significado do aprender, Porto Alegre: EDIPUCRS, 6ª edição, 2003.


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ BEZERRA FILHO.

NOME DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMNETAL JOSÉ BEZERRA FILHO, CÓDIGO DO CENSO ESCOLAR: 23260050, ENDEREÇO: RUA FILOMENO BARBOSA DE OLIVEIRA, S\N, CONJUNTO SÃO JOSÉ, GENERAL SAMPAIO – CEARÁ.
TELEFONE: (85) 3357-1205 – RAMAL 220.

QUADRO ADMINISTRATIVO:

NÚCLEO GESTOR:

DIRETOR (A): ANA VALÉRIA CAMELO PINTO
COORDENADOR (A): CARLA ADRIANA ESTEVAM DE SOUSA
SECRETÁRIO (A): MARIA BENEDITA PEREIRA DO NASCIMENTO
AUXILIAR ADMINISTRATIVO: ROSINEIDE ALEXANDRE GOMES
AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS:
ANTONIA DE SOUSA VITALIANO
MARCOS ANTONIO FERREIRA DE SOUSA
MANOEL BERNARDO RODRIGUES RAMOS
MARIA ESTHER BERNARDO DE OLIVEIRA
RITA DE CÁSSIAARRUDA DA SILVA
ELIANE MATOS DE MOURA
DANIEL LOPES DE SOUSA
MARIA DO SOCORRO CARNEIRO DE ALMEIDA
VIGIAS:
GILMAR PEREIRA DA SILVA
CRIZANTO RODRIGUES CAVALCANTE

ü NÚMERO DE ALUNOS:
ü TOTAL DE ALUNOS: 547 ALUNOS.

TURNO: MANHÃ: 258
TARDE: 217

MANHÃ

ACEL II A – 28 ALUNOS
4° ANO U – 36 ALUNOS
5° ANO A –34 ALUNOS
6° ANO A –32 ALUNOS
6° ANO B –32 ALUNOS
7° ANO A –33 ALUNOS
7° ANO B –33 ALUNOS
8° ANO A - 30 ALUNOS TOTAL: 258 ALUNOS

TARDE

ACEL II B – 28 ALUNOS
ACEL III U – 27 ALUNOS
5° ANO B – 34 ALUNOS
6° ANO C – 32 ALUNOS
6° ANO D – 32 ALUNOS
7° ANO C – 34 ALUNOS
7° ANO D – 34 ALUNOS
8° ANO B – 30 ALUNOS
9° ANO U – 38 ALUNOS TOTAL DE ALUNOS: 289 ALUNOS

OBS: TOTAL DE TURMAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

03 TURMAS – 1ª A 4ª SÉRIE – 29 ALUNOS
5ª A 6ª SÉRIE – 22 ALUNOS
7ª A 8ª SÉRIE – 19 ALUNOS.

TOTAL: 70 ALUNOS.

A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMNETAL JOSÉ BEZERRA FILHO
TURNO DE FUNCIONAMENTO:
MANHÃ, TARDE E NOITE COM AS TURMAS DO EJA.


E.M.E.F JOSÉ BEZERRA FILHO
RUA: FILOMENO BARBOSA DE OLIVEIRA, S\N, CONJUNTO SÃO JOSÉ, GENERAL SAMPAIO – CEARÁ.
TELEFONE: (85) 3357-1205 – RAMAL 220.

A CLIENTELA DE ALUNOS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMNETAL JOSÉ BEZERRA FILHO, NO TOTAL DE 547 ALUNOS DISTRIBUÍDOS NOS DOIS TURNOS: MANHÃ E TARDE, ESPECIFICAMENTE OS ALUNOS DO 6° AO 9° ANO, UM TOTAL DE 360 ALUNOS, ESTÃO SENDO SELECIONADOS PARA RECEBER O ATENDIMENTO DE AULAS DE INFORMÁTICA, ISTO É AULAS TEÓRICAS E PRÁTICA NA ILHA DIGITAL QUE FUNCIONARÁ NA MESMA CIDADE NO ENDEREÇO RUA: JOSÉ SEVERINO FILHO, 257, CENTRO – GENERAL SAMAPIO.
OS MESMOS OBEDECERÃO A UM CALENDÁRIO A SER ESTABELECIDO PELA COORDENAÇÃO DA ILHA DIGITAL, POIS A REFERIDA ESCOLA NÃO TEM CONDIÇÕES DE ATENDER A TODA ESTA DEMANDA E CONTAMOS COM A PARCERIA DA ILHA DIGITAL QUE NO MOMENTO ESTAMOS ESPERANDO A LIBERAÇÃO DE SEU FUNCIONAMENTO PELO O GOVERNO DO ESTADO, NADA MAIS A DECLARAR FICA EXPOSTO O MOTIVO DE NOSSA JUSTIFICATIVA.

E.M.E.F José Bezerra Filho

RELAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO.
INCLUINDO O MATERIAL O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.

MATERIAL DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
06 BANNERS EDUCATIVOS ( SISTEMA CIRCULATÓRIO, SISTEMA DIGESTÓRIO, CORPO HUMANO, SISTEMA NERVOSO, SISTEMA URINÁRIO, SISTEMA REPIRATÓRIO )
02 TUBOS DE ENSAIO
01 ESQUELETO HUMANO
01 DORSO
05 LÂMINAS
01 FLIP SHARP

MATERIAL DIDÁTICO

DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA;
GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA;
DICIONÁRIO DA LÍNGUA INGLESA;
ENCICLOPÉDIAS DO ESTUDANTE: LAROUSSE CULTURAL;
ATLAS GEOGRAFICOS;
BASE – ENCICLOPÉDIAS ( BIBLIOTECA DE AUXÍLIO );
LIVROS PARADIDÁTICOS;
MAPAS ( MUNDI, CEARÁ, NORDESTE, BRASIL )
COLEÇÃO NOVA CULTURAL ( HISTÓRIA DO BRASIL, MATEMÁTICA, FÍSICA, QUIMICA, INGLÊS E ESPANHOL )
ENCICLOPÉDIA – SABER + FÁCIL ( CIÊNCIAS, HISTÓRIA, PORTUGUES, MATEMÁTICA E GEOGRAFIA );
KIT TV ESCOLA ( DVDS );
COLEÇÃO BIBLIOTECA DA SAÚDE;
LIVROS DIDÁTICOS PARA AS SÉRIES OFERECIDAS NA ESCOLA DE TODAS AS DISCIPLINAS DO CURSO;
MATERIAL DOURADO, BLOCOS LÓGICOS, TANGRAN, ABACO, CURSINARE, REVISTA DO PROFESSOR ETC;

MATERIAL ESCOLAR


CANETAS ( AZUL, VERMELHO E PRETO );
PAPEL OFÍCIO A4;
PAPEL ALMAÇO;
PAPEL 40 KG;
PINCEIS;
LÁPIS;
BORRACHA PONTEIRA,
APONTADOR;
CORRETIVO;
DUREX;
FITA GOMADA;
PAPEL CARTOLINA;
PAPEL MADEIRA;
PAPEL JORNAL;
RÉGUA ESQUADRO;
TRANSFERIDOR;
COMPAÇO;
DISQUETE;
TINTA PARA AMOFADA;
BORRACHA EVA;
ALCOOL AZUL;
GIZ ESCOLAR;
APAGADOR PARA QUADRO BRANCO;
APAGADOR PARA QUADRO NEGRO;
GRAMPEADOR;
GRAMPO;
CLIPES;
PERCEVEJOS;
TNT;
COLA BRANCA;
COLA ISOPOR;
PISTOLA PARA COLA QUENTE;
TESOURAS;
PERFURADOR;
PASTAS;
FOLHAS DE ISOPOR;
EXTENSIO;
PINCEL PARA QUADRO BRANCO;
CANETA MARCA TEXTO;