APRESENTAÇÃO
O compromisso com a construção do ser humano exige uma pratica educacional compreensiva e real do contexto social e dos direitos e responsabilidades nas diversas dimensões à vida pessoal e coletiva.
Projeto não é palavra mágica. É uma proposta de trabalho que busca encontrar respostas para questões desafiadoras da escola, como o seu papel as dificuldades em cumpri-lo e as alternativas possíveis. Como tudo, sua qualidade vai depender das pessoas com ele envolvidas.
O Projeto “Família e Escola uma Integração Necessária”, objetiva identificar as causas que interferem negativamente na integração família x escola, proporcionando a ambas repensar o seu papel de possibilitadora e desafiadora do processo de constituição do sujeito e de construção do conhecimento. Sabe-se que a escola necessariamente tem de buscar formas de estar mais presente no dia-a-dia da comunidade no cotidiano da escola de modo que a escola, os estudantes, e os professores possam se envolver em atividades voltadas para o bem-estar da sua comunidade, desenvolvendo projetos que repercutem dentro e fora da escola.
A Pedagogia de Projeto tem fornecido subsídios para uma pedagogia mais dinâmica, mais centrada na criatividade e na afetividade discente, numa perspectiva de construção do conhecimento pelos alunos, mais do que na transmissão dos conhecimentos pelo professor.
JUSTIFICATIVA
Pensar ações pedagógicas estruturadas para a cultura atual inclui conhecer os alunos, suas inquietações, suas concepções e seus propósitos diante da vida. É necessária ajudá-los a desenvolver a capacidade de reorganizar as informações assimiladas sem criticidade em sua vida cotidiana, sem perder de vista que a aprendizagem e o ensino envolvem pensamento, ação, emoção, percepção e afetividade.
Nesta perspectiva de um novo olhar sobre a educação, a escola de Ensino Fundamental José Bezerra Filho aplicará o “Projeto Família e Escola uma Integração Necessária” propiciando aos pais a tomada de consciência de que a escola não é uma entidade estranha, desconhecida e que sua participação ativa é garantia de boa qualidade da educação escolar. As duas instituições mais importantes na sociedade contemporânea, a família e a escola devem unir esforços em busca de objetivos comuns: fazer a criança de desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem.
A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. A unidade familiar representa para a criança um campo de treinamento e prova de sua futura conduta para com os outros. Para acriança suas experiências na família representam, consciente e inconscientemente, a estrutura de referencia modelo, a planta de sua vida na sociedade como o todo, ou seja, no lar ela forma seus primeiros hábitos, adquire seus primeiros conhecimentos, lançando as bases de seu caráter.
Sabe-se que existe um grande desencontro entre as expectativas, em relação ao desempenho dos alunos, dos pais para com a escola e da escola para com os pais, e que ocasiona acusações entre ambos do fracasso escolar desses alunos. Os pais preocupados e insatisfeitos com a atuação dos filhos, por serem distraídos e desinteressados culpam os professores, e a escola por sua vez, não inova sua prática pedagógica e culpam os pais de omissão em acompanhar a vida escolar dos filhos.
Ao identificar as dificuldades que interferem negativamente na interação família e escola, isto provoca inquietações, motivando esta unidade de ensino a descoberta das causas e reverter as situações desejadas.
OBJETIVO GERAL
►Identificar as causas que interferem negativamente na integração família e escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
►Elaborar ações a serem vivenciadas coletivamente, na busca de alternativas para problemas enfrentados no cotidiano escolar;
►Analisar as relações da escola com a família possibilitando-os a compreensão e significado de integração.
METODOLOGIA
A metodologia é uma explicação do caminho que a escola pretende seguir e conduzir o desenvolvimento do seu projeto.
É ponto pacífico a necessidade de se buscar formas de articulação entre a Família e a Escola. Fácil falar sobre ela, difícil construí-la. Ainda mais que se vê a educação hoje como algo permanente, por toda a vida, um processo continuado e não mais como uma etapa; estudar, para depois, entrar no mercado de trabalho. Se assim é, a relação Família-Escola não diz respeito apenas aos filhos-alunos, mas a todos, familiares, professores e comunidade geral.
A família deve integrar-se aos projetos da escola, desde o inicio e inserir-se no cotidiano escolar.ela não pode ser um elemento introduzido depois que tudo já estiver funcionando.
A escola José Bezerra Filho, no entanto, visando o sucesso escolar dos alunos, realiza feiras, festas, passeatas, campanhas educativas e eventos culturais. Aos poucos está percebendo uma maior presença dos pais e da comunidade em geral na escola.
Para que tenhamos sucesso nesta integração escola x família, destacaremos algumas atitudes que favorecem o sucesso dos filhos e o bom relacionamento da escola com a família:
Para a Família:
►Falar sempre bem da escola para criar uma expectativa positiva em relação aos estudos;
►Deseje coisas boas ao seu filho quando estiver de saída para a aula e converse com ele quando voltar;
►Não espere ser chamado para ir a escola e mantenha um bom relacionamento com todos os professores;
►Reforce a auto-estima e a autoconfiança de seu filho;
►Compartilhe com a escola sem omitir fatos nem julgar atitudes de seu filho quando estiver com problemas.
Para a Escola: (Núcleo Gestor e Corpo Docente)
►Tente conhecer o entorno da escola e família dos alunos;
►Aceite as diferentes formas de arranjos familiares, sem fazer críticas;
►Não julgue certas atitudes dos alunos, mas divulgue alternativas;
►Propiciar aos pais momentos de palestras, encontros e confraternização;
►Acolha os pais com atenção e receba-os bem;
►Converse sobre as conquistas dos alunos e não só sobre as dificuldades;
►Peça apoio e incentivo da família;
►Realizar encontros com pais e professores, bimestralmente;
►Esteja aberto a criticas e sugestões.
Aqui se apresenta algumas atitudes, dentre muitas, que podem contribuir para este estreitamento entre a escola e a família. Não são fórmulas prontas e acabadas, mas ações que se usadas de forma correta servirão para fortalecer essa integração. Assim, conclui-se que a escola terá de mudar.
AVALIAÇÃO
A avaliação é compreendida como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino, que envolve muitos aspectos dentre os quais podemos enumerar: reflexão contínua para o professor sobre a sua prática pedagógica, orientação para a intervenção pedagógica e tomada de consciência doa avanços, dificuldades e possibilidades dos alunos.
Nesta perspectiva do projeto Família e Escola uma Integração Necessária, mostra a necessidade da união destas duas instituições, para que juntas participem e assumam responsabilidade pelo desenvolvimento dos alunos e consequentemente da sociedade.
A possibilidade de relação Escola e Família ampliam a postura de: mudar o sujeito, para avaliarmos nossas posições e leituras e criarmos padrões relacionais mais férteis, mais significativos, mais eficazes.
A família entra como um tesouro que vai ajudar a compreender melhor aquele sujeito e facilitar nossas intervenções.
A parceria destes dois sistemas é fundamental para que ocorram os processos de aprendizagem e crescimento de todos, uma vez que se entende que o processo de aprendizagem não está circunscrito a conteúdos escolares.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É imprescindível que pais e mães estejam em sintonia com a vivencia escolar e social de seus filhos e filhas. Para isso, uma alternativa viável seria a divisão de responsabilidades entre os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Esta parceria consiste em família e escola caminhem juntas, sendo que cada uma das partes deve ser preservada em suas características próprias.
É importante que o fracasso ou o sucesso escolar de cada um é influenciado por diversos fatores, sendo o envolvimento da família com a escola apenas um deles, pois também contam a cultura familiar, as oportunidades vividas por estes alunos e alunas.
Os resultados desde projeto sugerem que, no âmbito escolar, é preciso buscar o envolvimento da família na aprendizagem dos seus filhos e filhas, valorizar e orientar pais e mães no sentido de incentivar as boas relações com a escola e todos que fazem parte deste ambiente.
Desse modo, os resultados deste projeto indicam a necessidade de fomentar e interação família e escola para o beneficio do desempenho escolar de suas crianças.
O núcleo gestor da escola Jose Bezerra Filho é um importante mediador nesse processo, nas ações e atividades da escola. Ele devia incentivar novas lideranças, compartilhando compromissos e responsabilidade de forma criativa, visando a melhoria do processo e dos resultados educacionais.
A escola precisa promover o desenvolvimento intelectual do aluno, de modo que o cidadão saia da posição de oprimido, para viver plenamente em liberdade com responsabilidade.
Finalmente, é preciso estimular o envolvimento e a participação democrática e efetiva da comunidade e dos pais na escola, e especialmente, criar mecanismos que favoreçam o seu envolvimento no projeto da escola.
Assim, conclui-se que a escola terá de mudar. Mas não apenas para se adaptar, mas para formar cidadãos ativos, capazes de dar sentido a vida individual e coletiva.
Gostei!!!
ResponderExcluirbem elaborado, gostei!
ResponderExcluir