TRABAHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
[A] A recreação e o lazer são dimensões presentes no cotidiano escolar de forma sistemática, planejada e com claros objetivos pedagógicos.
[B] A livre e espontânea manifestação do lúdico permeia as práticas pedagógicas dos professores nessa escola.
[C] Há limitação significativa de espaços para a manifestação do brincar nesse ambiente escolar.
[D] A recreação e o lazer são entendidos como direitos fundamentais na formação da criança.
02 – Questão: Em relação ao processo de inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental , considere:
I - A compatibilidade da atividade com o nível de interesse e necessidade de desenvolvimento do aluno.
II - O receio de participação e exposição do aluno ao ridículo nas atividades e exercícios desenvolvidos nas aulas.
III - A desmotivação do aluno para executar as atividades propostas pelo professor.
São fatores de enfrentamento cotidiano no ambiente escolar pelo professor:
[A] I, II e III.
[B] II e III, apenas.
[C] I e II, apenas.
[D] I e III, apenas
03 – Questão: Para que um ambiente de aula de Educação Física no Ensino Fundamental propicie a inclusão dos alunos, deve constituir um espaço de
[A] vivência das mesmas atividades propostas de forma igualitária a todos os alunos.
[B] aula no qual o importante é o competir e o transpor os próprios limites.
[C] vivências das atividades de ensino baseadas no respeito, cooperação e solidariedade.
[D] diversas atividades de ensino caracterizadas pelo ensino autodidático dos alunos.
04 – Questão: Sobre as problemáticas sociais, passíveis de serem abordadas pelo professor como objetos de ensino da Educação Física na escola, considere:
I - A violência.
II - Os preconceitos étnicos, de sexo, de classe, entre outros.
III - As formas corporais de exclusão social.
IV - A ênfase sobre uma estética corporal que se orienta por padrões estereotipados.
São problemáticas:
[A] I, II, III e IV.
[B] I, II e IV, apenas.
[C] II e III, apenas.
[D] III e IV, apenas.
05 – Questão: Com base na compreensão do corpo como um organismo integrado e não como um amontoado de “partes” e “aparelhos”, como um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, alegria, medo, assinale a alternativa que apresenta característica do ensino da Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
[A] Autorregulamentação do esforço físico empreendido pelos alunos na execução das atividades práticas durante as aulas.
[B] Organização de atividades lúdicas de caráter esportivo e seletivo pelos próprios alunos.
[C] Autopercepção das possibilidades de movimentação do corpo pelos alunos, incluindo explicações sobre as alterações fisiológicas com seus sentidos e significados sócio-culturais.
[D] Autorregulamentação do esforço físico pelos alunos na execução das atividades práticas durante as aulas subsidiado unicamente pelas explicações de cunho mecânico e fisiológico.
06 – Questão: Considerando a perspectiva técnica e biologicista de compreender o corpo e as formas de expressão produzidas pelo homem ao se movimentar, qual característica marca o ensino da Educação Física na escola?
[A] A descrença e o desprezo pelo ensino dos sentidos e significados históricos e culturais do movimento corporal.
[B] A valorização das diferentes possibilidades de expressão do corpo do aluno.
[C] O reconhecimento do caráter expressivo dos diferentes componentes da cultura corporal no âmbito escolar.
[D] O ensino da Educação Física numa referência interdisciplinar.
07 – Questão: Assinale a alternativa que explicita o conceito de movimento corporal com base na noção de corporalidade.
[A] Fundamenta-se nas ciências naturais e é compreendido como inato e mensurável.
[B] Conceituado como de ordem mecânica sem consideração ao seu aspecto expressivo.
[C] Construto histórico-cultural e social que expressa sentidos e intencionalidades simbólicas.
[D] Conceituado como biológico e cultural, interessando apenas a dimensão técnico-motora.
08 – Questão: Em relação à concepção reprodutivista de Educação Física na escola, assinale a afirmativa correta.
[A] Os alunos podem desenvolver diferentes respostas para um mesmo conteúdo ou estratégia de ensino.
[B] Todos os alunos devem atingir um objetivo pré-estabelecido independente das suas condições físico-motoras e das diferenças entre os componentes do grupo.
[C] O professor deve problematizar as atividades para que os alunos possam construir suas próprias soluções a partir de suas experiências motoras, não existindo padrões a se alcançar, ou ainda, equiparação entre alunos.
[D] O aluno é o centro do processo de ensino e aprendizagem
09 – Questão: “ Na luta, o outro não é um inimigo; é só um adversário”. Analise a frase e escreva com suas palavras qual a mensagem que ela passa.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Questão: Que sugestões você daria ao seu professor para que a educação física contribuísse para garantir o lugar do corpo na escola?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário