RELATÓRIO DE VISITAS PEDAGÓGICAS
MÊS: MARÇO – 2.010
CRÍTICO
- Indisciplina de alguns alunos;
- A saída constante de sala de alguns alunos;
- A falta de material didático de alguns alunos;
- O mau uso do tempo das aulas pela minoria das turmas visitadas;
- Atraso no início da aula de algumas turmas;
- A falta de incentivo à leitura e a produção de texto, por alguns professores;
- A falta de incentivo à tarefa de casa;
- A falta de interesse e participação nas atividades propostas, por alguns alunos;
- Dificuldade de compreensão da leitura e assimilação das informações, por alguns alunos;
- A falta de compreensão, que a matemática está presente em situações diversas na vida de cada indivíduo;
- Conversas paralelas na hora do assunto abordado;
- A falta de domínio de sala, por alguns professores;
- A falta da utilização das tecnologias;
- A falta da interdisciplinaridade;
- A falta de contextualização do conteúdo;
- E metodologia sem inovação, pela maioria dos professores.
CONSTRUTIVO
- Apresentação do plano de aula;
- A leitura do assunto e objetivo do conteúdo para os alunos;
- O domínio dos conteúdos;
- Incentivo a criticidade dos alunos, por alguns professores;
- Boa relação professor x alunos;
- Sala organizada;
- Utilização das tecnologias, pela minoria dos professores;
- Metodologia inovadora, pela minoria dos professores.
INTERVENÇÃO
1º - Analisar os resultados das avaliações externa e interna;
2º- Elaborar o Plano de Metas da Escola;
3º- Elaborar e executar os Projetos;
4º- Estimular a prática e o gosto pela leitura.
- Como?
- Leitura diária ( individual, coletiva, silenciosa e outros );
- Leitura de imagens e símbolos;
- Criar a hora da leitura;
- Leitura de texto extra ( jornal, músicas, poesia, contos, fábulas e outros );
5º- Trabalhar com os alunos uma seqüência de ações que irá ajudá-los a resolver situações-problema do nosso cotidiano, envolvendo as quatro operações;
6º- Ornamentar as salas de aula/cuidar do ambiente.
- Como?
- Confeccionar cartazes com mensagens;
- Criar o cantinho da leitura;
7º – Inovar a Metodologia de sala.
Como?
- Trabalhar em equipe;
- Uso de jogos educativos;
- Filmes educativos;
- Dinâmica de socialização de grupo;
- Pesquisa de campo;
- Palestra;
- Uso do material existente na sala de leitura (mapas, baner, material dourado, blocos lógicos, livros paradidáticos, jornal e vídeos - TV Escola);
- Músicas;
- Pesquisas na internet, biblioteca municipal e da rádio - escola para interagir os conhecimentos.
General Sampaio, 12 de Abril de 2.010.
Antonio Gleiz Barbosa de Mesquita
Coordenador Pedagógico
MÊS: MARÇO – 2.010
CRÍTICO
- Indisciplina de alguns alunos;
- A saída constante de sala de alguns alunos;
- A falta de material didático de alguns alunos;
- O mau uso do tempo das aulas pela minoria das turmas visitadas;
- Atraso no início da aula de algumas turmas;
- A falta de incentivo à leitura e a produção de texto, por alguns professores;
- A falta de incentivo à tarefa de casa;
- A falta de interesse e participação nas atividades propostas, por alguns alunos;
- Dificuldade de compreensão da leitura e assimilação das informações, por alguns alunos;
- A falta de compreensão, que a matemática está presente em situações diversas na vida de cada indivíduo;
- Conversas paralelas na hora do assunto abordado;
- A falta de domínio de sala, por alguns professores;
- A falta da utilização das tecnologias;
- A falta da interdisciplinaridade;
- A falta de contextualização do conteúdo;
- E metodologia sem inovação, pela maioria dos professores.
CONSTRUTIVO
- Apresentação do plano de aula;
- A leitura do assunto e objetivo do conteúdo para os alunos;
- O domínio dos conteúdos;
- Incentivo a criticidade dos alunos, por alguns professores;
- Boa relação professor x alunos;
- Sala organizada;
- Utilização das tecnologias, pela minoria dos professores;
- Metodologia inovadora, pela minoria dos professores.
INTERVENÇÃO
1º - Analisar os resultados das avaliações externa e interna;
2º- Elaborar o Plano de Metas da Escola;
3º- Elaborar e executar os Projetos;
4º- Estimular a prática e o gosto pela leitura.
- Como?
- Leitura diária ( individual, coletiva, silenciosa e outros );
- Leitura de imagens e símbolos;
- Criar a hora da leitura;
- Leitura de texto extra ( jornal, músicas, poesia, contos, fábulas e outros );
5º- Trabalhar com os alunos uma seqüência de ações que irá ajudá-los a resolver situações-problema do nosso cotidiano, envolvendo as quatro operações;
6º- Ornamentar as salas de aula/cuidar do ambiente.
- Como?
- Confeccionar cartazes com mensagens;
- Criar o cantinho da leitura;
7º – Inovar a Metodologia de sala.
Como?
- Trabalhar em equipe;
- Uso de jogos educativos;
- Filmes educativos;
- Dinâmica de socialização de grupo;
- Pesquisa de campo;
- Palestra;
- Uso do material existente na sala de leitura (mapas, baner, material dourado, blocos lógicos, livros paradidáticos, jornal e vídeos - TV Escola);
- Músicas;
- Pesquisas na internet, biblioteca municipal e da rádio - escola para interagir os conhecimentos.
General Sampaio, 12 de Abril de 2.010.
Antonio Gleiz Barbosa de Mesquita
Coordenador Pedagógico